sexta-feira, 25 de março de 2011

EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: na perspectiva da diversidade e cidadania

          Atualmente, quando se refere à educação refletimos que está ligado ao ato de educar, ou seja, são ações e reações, nas direções de realizarem o que as pessoas humanas dizem como um caminho adequado e coerente, até mesmo “disciplinado”. Será? De fato, exemplifiquei de forma bem simples, quando questionei sobre a educação com alguns docentes, porque a palavra educação é muito ampla e complexa, dependendo muito da situação e da circunstância que ocorre a sua aplicabilidade; sendo que através deste blog pretendo comentar e discutir a finalidade da educação na nossa atualidade.
            A respeito da diversidade, em primeiro momento faz relembrar sobre respeito das diferenças (deficiências, raças, sexo e outras) e o que é diferente (objeto, costumes, manifestações e outras), ou seja, cada ser humano deve agir conscientemente perante a comunidade em que está inserido e cada um é único e diferente do outro. Com isso, é fundamental viver do jeito que se sente bem e aceitando a maneira do outro ser ou situação diversa.
            Visto que, a cidadania é uma palavra-chave quando se fala em educação e faz pensar em democracia, justiça social e igualdade, assim cada um exercendo e lutando pelos seus direitos e cumprindo com os seus deveres na sociedade que convive na atualidade.
            Dessa forma, vejo que falta realmente uma valorização pela atuação do professor/educador. Todavia, é um grande desafio educar na atualidade, contextualizando a diversidade e a cidadania, na sociedade brasileira. Assim, acredito que é totalmente possível mudar e para melhor, tendo como princípio dedicação, tolerância, paciência, inclusão, diálogo e valorização do potencial pedagógico que existe em cada ser humano (aluno).

2 comentários:

  1. Gustavo,
    sempre recebo algum texto sobre Educação enviado por você. Agora que você tem seu próprio Blog, ficará mais fácil.
    Nós professoras do Grupo I e II, estamos lendo o livro "A ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL",de Rheta De Vries e Betty Zan. Esse livro fala da importância do desenvolvimento social, moral, emocional e de personalidade das crianças. Por isso, indico à você, pois, na Educação Física há bastante espaço para uma prática de relacionamento de respeito mútuo e sócio-moral.

    Abraços,
    Elaine.

    ResponderExcluir
  2. Ola gente tou pedido ajuda ao tema k dá conta a formacao pedagogica e cientifica do professor para a nova geracao

    ResponderExcluir