sábado, 26 de março de 2011

É POSSÍVEL CONVIVER NA DIVERSIDADE?


Na atual circunstância que vivemos hoje, uma escola deve acolher, respeitar e valorizar a diversidade humana em seu sentido mais profundo e não apenas estimular uma convivência que tolera a diferença do outro, isto é, aquele considerado normal que deve aceitar o diferente como também o direito de estar e por isso deve tolerá-lo. Porventura, é este o caminho que deve ser questionado e superado pelos educadores comprometidos com uma verdadeira educação inclusiva (CAPELLINI, 2009).
Como descrito pela autora, a educação sozinha, não vai mudar a sociedade. No entanto, cada escola, cada sala de aula, que inicia um trabalho com o objetivo de diminuir preconceitos, de respeitar a diversidade está contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e justa.
Na verdade, educar para e na diversidade torna-se um desafio para a sociedade. Por isso, a escola inclusiva deve ser compreendida como aquela capaz de garantir não só o acesso à educação para todas as crianças e jovens em idade escolar, mas, sobretudo, a que consegue a educabilidade de todas as crianças e jovens, dentro de suas características pessoais e sociais.
Segundo Jares (2006), a convivência humana deve ser por meio do respeito, diálogo, solidariedade, paz, perdão, ternura, aceitação da diversidade, compromisso pelos mais necessitados, alegria, felicidade e esperança.
Contudo, como educadores temos que criar uma cultura de respeito à dignidade humana, pois confio que seja o começo para minimizar os preconceitos. Então, conforme Joares (2006) concordo com as suas palavras e vejo que é uma alternativa para conviver na diversidade e você pensa dessa maneira ou não?

REFERÊNCIAS

Coleção UNESP-SECAD-UAB: Introdução conceitual para educação na diversidade e cidadania/Mara Sueli Simão Moraes, Elisandra André Maranhe, organizadoras. São Paulo: UNESP, Pró Reitoria de Extensão, Faculdade de Ciências, 2009. cap. 4. v. 2.

JARES, X. R. Pedagogía de la convivência. Barcelona: Editorial Graó, 2006.

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